ARTISTA JAPONÊS FAZ PERFORMANCE NA RUA E QUEBRA LÓGICA DO PALCO NA BIENAL SESC DE DANÇA

0
323
Pessoas seguem artista japonês em performance. Foto: Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br)

CAMPINAS – A organização da Bienal SESC de Dança diz que uma das evocações do evento é oferecer para a cidade arte em todo parte. Na rodoviária e outros espaços acontecem eventos gratuitos.  O artista japonês Takao Kawagushi parece ter encarnado esse espírito, ontem, 17 em Campinas.

O espetáculo marcado para às 21h aconteceria dentro do Cis Guanabara Gare. Como o espaço abriga uma exposição – parte da Bienal – aberta ao público, cada pessoa com ingresso para o espetáculo recebeu uma pulseira rosa, no intuito de evitar penetras ou organizar a entrada.

Às 20h, o público já começava a chegar. E então, às 20h15, o artista saiu a rua com um par de patins e avisou que faria uma performance antes do espetáculo oficial intitulado Sobre Kazuo Ohno, uma espécie de homenagem e crítica ao mestre da dança Butô, morto em 2010.

Na rua as pessoas começaram a seguir Kawagushi. Aos poucos, mais pessoas – espectadores e não-espectadores – chegavam perto e o viam usando o chão, pegando elementos na rua como galhos, cadeira e o que viesse. Durou cerca de 45 minutos aquele delírio, que foi da rua ao espaço interno do Cis.

Quando acabou, algumas pessoas tentaram entrar sem o uso da pulseira rosa. Algumas conseguiram e outras foram barradas. Mas, Kawagushi levou ao público a sua arte. Levou dança à rua e a um público maior. Tecnicamente, quem quisesse ver o artista japonês deveria pagar R$ 30 (no preço cheio).

A Bienal SESC de Dança encerra domingo, 24, em Campinas. Confira a programação em http://bienaldedanca.sescsp.org.br/2017/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, preencha seu nome

*