CENTRO CULTURAL REABRE SALA NO ‘PORÃO’ COM PEÇA DE MEXICANA INÉDITA NO BRASIL

0
504

CENTRO CULTURAL REABRE SALA NO ‘PORÃO’ COM PEÇA DE MEXICANA INÉDITA NO BRASIL

SÃO PAULO – Pequenas Certezas, premiada peça da dramaturga mexicana Bárbara Colio, autora nunca antes montada no país, vai reabrir o Espaço Cênico Ademar Guerra (Porão) do CCSP, que teve seu sistema de iluminação cênica reformado. Com direção é de Fernanda D’Umbra e os atores Chris Couto, Maria Fanchin, Mariana Leme, Rita Batata e Ivo Müller, a encenação busca privilegiar o espaço peculiar, fechado há três anos.

 

Na história em cartaz a partir de primeiro de dezembro, personagens se perdem e se encontram na busca de alguém que sumiu. Pequenas Certezas já rodou o mundo antes de aportar no Brasil. Além do México, o texto foi montado em Portugal, França, EUA, Inglaterra, Itália, Argentina, Peru, Costa Rica e Espanha (onde ganhou o Prêmio Internacional Maria Teresa León para Autoras Dramáticas, em 2004).  Não só o texto é inédito no Brasil como também a autora é montada pela primeira vez com esse espetáculo.

 

No nome do espetáculo tem a ver com a trama que tenta com suspense e humor trazer à tona seres desamparados diante da certeza de que só conseguirão sobreviver se puderem se agarrar às pequenas convicções cotidianas que a vida lhes dá.



 
BÁRBARA COLIO    
Mexicana, começou no teatro como atriz em 1989 e escreve para teatro desde 1998. Foi autora residente no Royal Court Theatre International Residency for Emerging Playwrights, em Londres, e nos programas Writers Room e  Lark Play Development Center, em Nova York. Tem mais de vinte textos publicados, entre eles Vuelve cuando hayas ganado la guerraCasi TransilvaniaLa BalaSemillas de fresa entre los dientes e Cuerdas. Suas peças são encenadas no México, Estados Unidos, América do Sul e Europa. Mantém na Cidade do México sua companhia estável, a BarCoDrama, através da qual realiza projetos de colaboração internacional e divulgação de obras do mundo todo. Lá encenou recentemente seu novo texto, Instinto.

PUBLICAÇÃO
Pequenas Certezas faz parte do livro De familias y otras catástrofes – Seis Obras de teatro de Bárbara Colio. Para a montagem brasileira, a tradução é de Hugo Villavicenzio. Durante a temporada, o CCSP distribui gratuitamente a peça em formato brochura, em continuidade à política curatorial de difusão da dramaturgia contemporânea.

ESPAÇO CÊNICO ADEMAR GUERRA
Localizado no porão do Centro Cultural São Paulo, foi criado em 1994 e inaugurado em 1998. Foi fechado em 2014 para reforma do sistema de iluminação cênica. Por lá passaram grandes nomes das artes cênicas: Camila PitangaMarco RiccaBalé da Cidade de São PauloWalderez de BarrosCacá Carvalho, além das  memoráveis mostras de repertório de companhias como Cemitério de Automóveis (que apresentou ali mais de trinta peças, tendo Fernanda D’Umbra em seu elenco à época), Parlapatões, Patifes e PaspalhõesCia. Do Latão, entre outros.
 
A reforma do Porão prevê a abertura de três nichos cênicos com capacidade para receber entre 70 e 100 espectadores cada e programação de terça a domingo. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Cultura em 2017, a reforma incluiu a aquisição de grelhas cênicas (dispositivo onde são fixados os refletores), novas arquibancadas, cadeiras e vestimenta cênica. A principal característica do espaço é a grande possibilidade de experimentação da relação palco/plateia, o que facilita a apresentação de espetáculos tanto no formato convencional (à italiana, por exemplo) como em disposições experimentais, inclusive como galpão, sem as arquibancadas
 
PEQUENAS CERTEZAS
DRAMATURGIA: Bárbara Colio
DIREÇÃO: Fernanda D’Umbra
ELENCO: Chris Couto, Ivo Müller, Maria Fanchin, Mariana Leme e Rita Batata
CENÁRIO: Luiza Gottschalk e Marcelo Maffei
FIGURINO: Ofélia Lott
ILUMINAÇÃO: Aline Santini
TRILHA SONORA ORIGINAL: Jorge Jordão e Sérgio Arara
TRADUÇÃO: Hugo Villavicenzio
FOTOGRAFIA: Edson Kumasaka
PROJETO GRÁFICO E ILUSTRAÇÃO: Laerte Késsimos
OPERADOR DE SOM: Paulo Akio
OPERADOR DE LUZ: Francisco Renner
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Luiza Gottschalk
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Everson Anderson
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: MariPiscitelliana Leme e Rita Batata
IDEALIZAÇÃO: RIMA COLETIVA
REALIZAÇÃO: RIMA COLETIVA, ROQUE D´UMBRA E CCSP

SERVIÇO
Estreia: 01 de dezembro (para convidados). Temporada: de 02 a 17 de dezembro de 2017 e de 04 a 28 de janeiro de 2018. Duração: 80 minutos. Quintas, sextas e sábados às 21h. Domingos às 20h. Ingressos: R$ 20 (preço promocional: R$ 3 em 4 de janeiro). Bilheteria: de terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30. Ingressos vendidos online pela www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone 4003-1212. Recomendação etária: 12 anos.

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, preencha seu nome

*