DANÇA: “ESTRANHOS SERES NEBULOSOS E ILUSÓRIOS”, DA CIA ARTESÃOS DO CORPO

0
311

SÃO PAULO- Estranhos seres nebulosos e ilusórios, trabalho da Cia Artesãos do Corpo, que teve pré-estreia dentro do 10º Festival Visões Urbanas, no início do mês, faz temporada de estreia, de 26 de abril a 19 de maio (quartas, às 11h; e sextas, às 11h e 18h), no vão livre da Praça das Artes, espaço que acolheu e serviu quase como residência artística ao núcleo durante o processo investigativo da criação. Grátis.

Livremente inspirado na série de fotografias “Esculturas do inconsciente”, do fotógrafo japonês Tatewaki Nio, Estranhos seres nebulosos e ilusórios interroga comportamentos, formas de habitar e co-existir nas cidades contemporâneas. Perda e permanência ocupam o mesmo tempo-espaço criando um ambiente de constante conflito, negociação e movimento e colocando em cheque conceitos de pertencimento, preservação e vizinhança.

Os oito intérpretes – Ederson Lopes, Fany Froberville, Gisele Ross, Leandro Antonio, Maira Yuri, Rodrigo Caffer, Ronaldo Zaphas e a própria Mirtes – buscam um corpo cênico que dialogue com as idéias de demolição, implosão, desconstrução, ocupação, despejo e deslocamento, em uma paisagem impermanente feita de memórias, sombras, vestígios e ausências. “A proposta é fazer refletir sobre questões relacionadas com a crise que enfrentamos nas grandes cidades, onde o poder individual (e financeiro) prevalece sobre o interesse coletivo, demolindo lembranças e impedindo a construção de cartografias afetivas e a criação de vínculos entre a história, os cidadãos e o espaço urbano”, expressa Mirtes Calheiros, que dirige o espetáculo e a companhia.

Parte do projeto ‘Tempo Suspenso’, contemplado pelo 18a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para Cidade de São Paulo, o trabalho conta com Carlos Gaucho na Luz, a sonoplastia de Marcelo Catelan, colaboração de Diogo Soares e Julia Maykot, orientação de Michiko Okano e consultoria artística de Tatewaki Nio.

Serviço:
“Estranhos seres nebulosos e ilusórios”,
Cia.Artesãos do Corpo
Direção: Mirtes Calheiros
26 de abril a 19 de maio (quartas, às 11h; e sextas, às 11h e 18h),
Praça das Artes (Av. São João, 281 – metro Anhangabaú / República / São Bento)
Duração: 50 minutos
Classificação: livre

Redação Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, preencha seu nome

*