MONTAGEM DE “AUTO DA COMPADECIDA” LOTA ESCADÃO EM FRENTE A PRAÇA EM CURITIBA

0
648
"Auto da Compadecida" em versão autorizada por Suassuna. Foto: divulgação

Kyra Piscitelli*, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br)

CURITIBA – O Festival de Curitiba é um espaço e tempo em que a cidade respira arte. A rua é tomada por manifestações e o Brasil fica, logo, representado. Basta andar na rua para sentir esse clima, almejado por todo e qualquer Festival.

Quem passou pela praça Carlos Andrade, hoje, 8, por volta da hora do almoço, pode ver isso bem. O  espetáculo Auto da Compadecida, criado pelo Teatro Experimental de Arte (de Caruaru – PE) encheu o espaço com sua versão da peça, autorizada pelo próprio Ariano Suassuna e abençoada também, em praça pública, pela viúva Zelia Suassuna.

“Auto da Compadecida” conquistou público em Curitiba. Foto: Kyra Piscitelli

É provável que o espectador que estava ali não tenha se dado conta que assistia o segundo grupo mais antigo em atividade ininterrupta do país (55 anos de história) e teria a chance de ajudar um Patrimônio Vivo de Pernambuco, Ponto de Cultura.

O espetáculo tem direção coletiva e co-direção de José Carlos traz a história embebecida com  a brincadeira-teatral do Cavalo Marinho (folguedo popular típico da Zona da Mata Norte de Pernambuco).

O Auto da Compadecida conta com David Gadelha (João Grilo), Jackson Freire (Chicó e Demônio), Rosberg Alexander (Padre e Ambrósio), Túlio Duque Beat (Severino de Aracajú), Mandy Freire (Mulher do Padeiro), Ícaro Rafael (Padeiro), Edson Barros (Cabra e Encourado), Pedro Henrique Gonçalves (Major Antônio Morais e Manuel), David Lucas (Sacristão), Paulo César (Bispo), Maria Lima (Compadecida), Paulo Conceição Piatan, Vanderson Santos e Ryan Junior.

O Auto da Compadecida integrou o Fringe, programação paralela do Festival de Curitiba. Ao final da apresentação, o grupo passa o chapéu e quem quiser colabora.

Ao final, o grupo emocionado agradeceu essa possibilidade de estar no Festival de Curitiba, onde cabem todos. E disseram que pretendem vir de novo, no próximo ano.

Para acompanhar o grupo, acesse: https://www.facebook.com/TEAcaruaru/

*Kyra Piscitelli viajou a convite do Festival de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, preencha seu nome

*