Peça celebra centenário de Akira Kurosawa

0
156

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

Qual das 4 versões é a mais verdadeira?

No ano em que se celebra o centenário do cineasta Akira Kurosawa, a Cia. Os Tios apresenta o espetáculo “Nem tudo é verdade Dentro do Bosque à Noite”, inspirado no filme “Rashomon” (1950), uma das obras-primas do mestre do cinema japonês. Dirigida por Paulo de Moraes, a peça está em cartaz às quartas e quintas-feiras, às 21h, no Teatro Bella.

Assim como para o filme de Kurosawa, o conto de Ryunosuke Akutagawa (1892–1927), considerado o “pai do conto japonês”, serviu de base para Armando Liguori Jr. urdir a trama: um casal entra num bosque e presencia um assassinato. Quatro versões do crime, a partir do ponto de vista de cada um dos personagens, é narrada.

“Kurosawa sugere que é impossível obter a verdade sobre um evento quando há conflitos de pontos de vista. Na montagem da Cia Os Tios, o público é convidado a refletir sobre o que é fato e o que é versão”, comenta Paulo de Moraes.

"Nem tudo é Verdade dentro do Bosque à Noite"

A construção do espetáculo utiliza uma narrativa não-convencional e uma linguagem que privilegia as ações físicas, criada a partir de uma intensa pesquisa de movimentos dos nove atores da companhia, sob a coordenação do diretor Paulo de Moraes e de Leticia Olivares, atriz e especialista em dança e consciência corporal.

“Trabalhamos com arquétipos que se traduzem em cada corpo por signos. Cada corpo busca uma mesma linguagem. A pesquisa de partituras corporais é utilizada como parâmetro de encaminhamento dos conteúdos das personagens”, diz Leticia.

“Os caminhos vão se formando pelo caminhar como trilhas no meio do mato; os movimentos vão se firmando com o repetir e tornam-se símbolos, a voz preenche o espaço e ecoa, a música cria o ambiente, a sobreposição de imagens transparentes cria uma paisagem. Eliminamos quase todos os elementos da cena, mas o homem concretiza. Essa é a força do teatro”, conclui Paulo de Moraes convidando o público a descobrir por que “Nem tudo é Verdade dentro do Bosque à Noite”.

Serviço:

“Nem Tudo é verdade Dentro do Bosque à Noite”

Duração: 50 minutos

Preço: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia)

Teatro Bella – Rua Rui Barbosa, 399b, Bela Vista – 11 3283-2780 – www.teatrobella.com.br

Até 16 de dezembro

Quartas e quintas às 21h30

Dramaturgia: Armando Liguori Jr.

Direção: Paulo de Moraes

Direção de Movimento: Leticia Olivares

Música Composta: Ricardo Zohyo

Cenografia e Figurinos: Paulo de Moraes

Iluminação: Cia Os Tios

Produção: Cia Os Tios

Elenco: Armando Liguori Jr, Cacá Fernandes, Gabriela Cardoso, H Kimura, Leticia Olivares, Lucy Han, Maura HHayas, Ricardo Oshiro e Ricardo Sequeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, preencha seu nome

*